O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Porto Feliz é uma autarquia Municipal responsável pela captação, tratamento e distribuição de água, pela coleta, afastamento e tratamento de esgoto da cidade de Porto Feliz, criado em 20 de agosto de 1970, através da Lei Nº 1917. Conta hoje com um total de 100 funcionários.
Para a administração pública do Brasil, Autarquia é um "Serviço autônomo criado por lei, com personalidade jurídica de direito público, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram para seu melhor funcionamento gestão administrativa e financeira descentralizada".
Dentro desse âmbito legal, o SAAE de Porto Feliz busca cumprir o compromisso de atender o município com qualidade e confiabilidade para garantir o fornecimento de água tratada de qualidade aos cidadãos, coletando, afastando e tratando o esgoto adequadamente, preservando o meio ambiente, invariavelmente, como regra. Tudo isso fundamentado em uma melhoria contínua de suas atividades e contando com o engajamento e a capacitação de todos os seus colaboradores, sempre visando a satisfação plena da população da cidade de Porto Feliz.
A água distribuída pelo SAAE é captada nos mananciais do Ribeirão Avecuia e do Aqüífero Tubarão.
A microbacia hidrográfica do Ribeirão Avecuia ocupa 150 km2, 25% de toda a área do município de Porto Feliz, cuja área é de proteção ambiental.
Já o Aqüífero Tubarão é a principal unidade geológica presente na região, sendo explorado por meio de poços tubulares profundos, e suas águas minerais apresentam excelente qualidade para fins de abastecimento público.
Hoje podemos dizer que a cidade está muito desenvolvida na área de saneamento, com o tratamento do esgoto coletado na cidade, e com a excelente qualidade da água distribuída à população frente às demais cidades da região, e ainda com a certeza de que, com a captação de águas subterrâneas profundas provenientes do Aqüífero Tubarão, não haverá escassez desse bem tão importante para a população.