Até 1910 os habitantes de Porto Feliz utilizavam água proveniente de poços perfurados nos fundos dos quintais e, do Rio Tietê e seus vertentes, trabalho este feito com baldes ou recipientes levados no lombo de burros. Em 1910, dois chafarizes foram construídos para utilização pública e os primeiros projetos para uma grande e eficiente rede de distribuição de água começam a ser montados. O engenheiro civil Tito Ferrreira já pensava em orçamento e nos produtos que seriam utilizados.
Em 1912 iniciam-se os serviços de água na cidade. Em 2 de abril do mesmo ano, as primeiras redes de distribuição foram inauguradas, mas atendiam apenas a parte central da cidade. Surgem as primeiras caixas d´água e reservatórios.
Finalizam-se as primeiras plantas (1928) da construção de uma rede de captação, tratamento, armazenamento e operação do sistema. Ainda não se pensava numa distribuição para toda a cidade.
O objetivo era captar a água do Rio Tietê e levá-la até um reservatório com capacidade para 150.000 litros.
A Estação de Tratamento de Água de Porto Feliz (ETA - Construída em 1928) foi ampliada em 1964, elevando sua capacidade de tratamento para 46 litros por segundo.
No final da década de 60, a cidade contava com um importante, mas ainda muito precário serviço de abastecimento de água. A falta de água era uma constante, o que tornava obrigatório um sistema de rodízio que funcionava em boa parte da cidade. Tornou-se imprescindível a criação de um órgão que cuidasse exclusivamente da operação, manutenção, conservação e exploração dos serviços de água e de esgoto sanitário em todo município.
Nessa época, a própria população levava água no lombo de animais para suas casas.
Em 20 de agosto de 1970, foi criado o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Porto Feliz (SAAE), Autarquia Municipal responsável pelos serviços.
Também foi construída a Estação de Captação de Água do Ribeirão Avecuia. Adutoras foram implantadas.
Embora contando com diversas outras deficiências, o principal problema do sistema anterior estava na qualidade da água do manancial (Rio Tietê), que tornava difícil o tratamento.
Em 1º de julho de 1971, o SAAE entra efetivamente em funcionamento, tendo o Sr. Renato Angelieri como seu primeiro Diretor.
Nesse período, ocorre a aquisição dos primeiros hidrômetros para medir consumo de água das residências.
Inicia-se a construção, sob projeto da COPLASA, da Estação de Captação de Água ( ECA ) do Ribeirão Avecuia.
É construída uma barragem de nível de concreto, sem preocupação de reserva de água, pois o Ribeirão possui vazão mínima suficiente para não necessitar de acumulação.
Em 29 de março de 1972, é inaugurada a Estação de Captação de Água (ECA) do Ribeirão Avecuia.
É firmado um empréstimo junto à CEESP, a fim de remodelar a ETA, reformando o prédio de química, a parte hidráulica, elétrica e outros reparos, que contribuíram para que a capacidade de vazão saltasse de 46 litros por segundo para 80 litros por segundo.
Com 24 funcionários em 1973, o SAAE alcança a marca de 3.124 pontos de ligação de água instalados na cidade. O índice de captação de esgoto atinge 84% da região urbana.
No ano de 1983, a fluoretação da água começa ser feita de forma rotineira na Estação de Tratamento de Água de Porto Feliz. Ocorre também a instalação de hidrômetros em todos os prédios da cidade. As ligações de água alcançam o número de 4.904 pontos. A captação de esgoto urbano alcança o índice de 88%.
De 1983 a 1987 o município de Porto Feliz, trata apenas 5% do total dos despejos sanitários coletados, através do Sistema de Tratamento de Esgoto da Bacia do Ribeirão Avecuia.
Projetada pela CETESB, é construída uma Lagoa de Estabilização para tratamento dos despejos lançados na bacia de drenagem do Ribeirão Avecuia (Zona Urbana).
É inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto da Vila América e Adjacências.
O município soma 5.920 pontos com ligação de água.
Sobe de 80 para 120 litros por segundo o volume de água captada, tratada e distribuída para população no período de 1987 a 1989.
Ainda neste período (1989), o SAAE atinge a marca de 6.344 ligações de água. O índice de captação de esgoto mantém-se estável.
De 1989 a 1997 ocorre a reforma da Estação de Tratamento de Água de Porto Feliz. Ao mesmo tempo, amplia-se o sistema de reservatórios.
É criada a ASSAE, associação que reúne os funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Porto Feliz. A entidade visa amparar socialmente os colaboradores da Autarquia por meio da realização de cursos e eventos de cunho social.
Nesse período, os pontos de ligação de água alcançam o número de 9.340. O índice de captação de esgoto atinge 98%.
No período de 1997 a 2000, para agilizar o acesso dos clientes ao SAAE no processo de consultas, reclamações e sugestões, é criado o telefone 195/Emergência (para vazamento de água e entupimento das redes de esgoto principalmente), que funciona gratuitamente 24 horas.
A Bacia do Ribeirão Avecuia é transformada em Área de Proteção Ambiental (APA-Avecuia). Como resultado, o SAAE, a Prefeitura do Município e o Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) criam o programa S.O.S. Avecuia.
A partir de 31 de dezembro de 2002, a coleta de lixo até então incorporada aos serviços sob responsabilidade so SAAE, passa a pertencer à Prefeitura de Porto Feliz.
Em 2007 é implantado oficialmente o serviço de Ouvidoria, também por meio do sistema de discagem gratuita pelo telefone 0800 10 96 10.